quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pintura 101: Materiais Básicos Parte 2

Ok! Vamose seguir mostrando os materiais basicos para se iniciar na pintura de miniaturas.

 PINCÉIS:




Essa é uma parte importante do hobby, e se não for tomado os devidos cuidados pode se tornar bastante cara. A minha dica é iniciar utilizando pincéis de cerdas de nylon, que custam em média 1 real, para aprender a manusear o pincél e ter os devidos cuidados. Os primeiros pincéis que eu utilizei eram de cerdas naturais e estraguei eles rapido.

Dos pincéis de cerdas de nylon nacional eu gosto bastante os da marca Tigre, 266 No O. Ele tem a ponta chata, e é de facil manuseio e é claro não estraga, os meus estão aqui até hoje (quase 2 anos de uso). Dos de cerdas naturais eu uso os da Keramik 110 No O. Se tiver acesso a pincéis importados, compre o da GW Detail Brush. Ou de qualquer outra marca, desde que seja 0.

Os pincéis de No1 ou o Standart Brush da GW sao utilizados mais pra pintar grandes areas, ms mesmo assim o detail brush ou os pincéis O dão conta do recado. Os pincéis 00 eu não utilizo muito, apesar de que são uteis para dar um acabamento fino na pintura, ou pintar rostos e os olhos.

A grande diferença entre pincéis de cerdas naturais e de nylon, são que as de cerdas naturais não arranham a pintura. E mantém a ponta por muito mais tempo.

E pincél não é caneta! Não va pensar que só porque eles tem a ponta fininha tu vai acertar os detalhes!

Não deixe seu pincél mergulhado na agua que estraga! Nem com a ponta apoiada no fundo do pote. Limpe bem eles entre cada sessão, pois a tinta depois que secar, pode estragar as cerdas. Mesmo assim, não tenha muita pena dos pincéis, eles tão aí pra serem usados.

ACESSÓRIOS:





Algumas coisas extras deverão conter no seu cantinho de pintura:

Uma caixa, ou caixa de ferramentas, ou toppleware bem grande, pra guardar a bagunça entre cada sessão de pintura, ou ao menos não deixar espalhados por cima da mesa.

Um pote para limpar os pincéis e manter agua limpa.

Um conta-gotas.

CDs velhos, Blisters, ou qualquer coisa que você possa usar como uma palheta (até cartão de crédito serve!).

Papel toalha, pra tirar o excesso de tinta, soar o nariz ou segurar a torrada que a vó trouxer.

Um microssistem com suas musicas favoritas. Acredite, isso é importante. Geralmente eu escuto um Album inteiro em uma sessão. Com isso tu te obriga a ficar no minimo 45 min pintando.

KITS BASICOS PRONTOS:

Existem varias empresas que vendem kits de tintas com uma seleção basica de cores. É interessante dar uma olhada pois ali vem tudo que voce precisa pra iniciar. Aqui vai uma pequena seleção desses Kits:

Coat d'Arms Starter Set
VAllejo Game Colors Sarter <--- Esse kit está bem interessante...
Warhammer 40k Paint Set
Warhammer Fantasy Paint Set




Nenhum comentário:

Postar um comentário