sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pintura 101: Materiais Básicos Parte 1

Estamos com um hype diferente aqui no clube, muita gente pilhada só pode sair coisa boa, e aproveitando isso, o dono do clube, o Sr Montagna propôs aos membros do grupo de fazer alguns artigos sobre o hobby. Então vamos lá...

O QUE PRECISO PARA INICIAR NO HOBBY?????

Quem pensou que escolher um exército e comprar as miniaturas está redondamente enganado, o hobby vai muito além de jogar. Parte fundamental é o preparo e a pintura dos modelos, e não tem nada melhor do que jogar com seu exército totalmente pintado (jogar, não estou dizendo ganhar).

Eu vou fazer uma lista dos materiais básicos que precisamos pra iniciar o hobby. Esses materiais vão ser usados por muito tempo, se forem tomados os devidos cuidados (mais sobre isso em futuros artigos). Nem sempre são os materiais mais baratos, porém, eles duram muito mais e principalmente na parte das tintas, o resultado final é muito melhor.

LOCAL:

A primeira coisa que você vai precisar é um local pra trabalhar, parece meio óbvio, mas tendo um local confortável você cansa menos, esse local deve ter boa iluminação, com um abajur com a luz que você possa direcionar, pra evitar que a luz bata diretamente no olho e você fique vesgo antes do prazo, precisa de espaço, no caso de você ser desorganizado como eu, e um sonzinho ambiente ajuda a relaxar, afinal, esse é o objetivo do hobby. Se você tiver condições contratar uma companhia pra lhe fazer uma massagem nas costas também deve ser bacana e relaxante.

Procure forrar o local com jornal ou algo que não estrague a mesa, também não queremos que o dono da mesa lhe machuque. Eu uso um paninho pra não estragar a mesa da vó.

 

PREPARO DAS MINIATURAS:

Antes de sair jogando tinta, é necessário que você as tire da grade (sprue) e remova as linhas de moldagem. Para isso você precisa de um alicate pequeno e uma lamina, eu gosto de usar um bisturi, pois consigo limpar frestas pequenas, um cabo desses custa uns 5 Reais e cada lamina em torno de 0,50c. Para dar um acabamento mais fino se usa limas pequenas e lixas d'agua, no caso uma lixa 360 dá conta do recado. A escova de dente é pra remover as raspas que insistem em não sair.

Pra colar os modelos use super bonder. Fim de papo.

A cola tenaz (cola PVA) é usada pra dar textura as bases.

Use um pote com agua pra limpar os pincéis.

Arrume um conta-gotas, é útil para diluir as tintas.




TINTAS:

Comece com uma seleção básica, com as cores relacionadas na foto abaixo. Lamentavelmente eu não consegui abrir o site da corfix pra conseguir as cores que é fácil de achar aqui. Então isso vai ficar pra outro momento.

As cores são da linha citadel da própria Games Workshop, é fácil de achar referencias, as cores são muito populares entre pintores, a maioria dos tutoriais utilizam.

Abaixo seguem as cores mais básicas da linha Citadel, se for comprar escolha essas, se estiver com pouca grana, pegue primeiro as da linha foundation, e se tiver uns pilas sobrando compre os washes. Como se utilizam essas tintas ficam para um futuro artigo.







Ok, aí está o material básico para se começar a pintar miniaturas, então antes de se pensar quanto custa um battalion, ou quanto custa o frete para o Brasil, se deve pensar no material básico para montar e pintar esses modelos, querendo ou não isso custa tanto quanto um starter, e é tão importante quanto.

Abraços e até semana que vem!

-Vitor

3 comentários:

  1. Muito bom Vitinho. Bem interessante. Vou te passar a tabela de equivalencia de cores das tintas nacionais.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom Vitor, agora queremos ver suas minis para mostrar como que se pinta uma de verdade!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Galera! Na proxima quinta vou fazer a segunda parte com os pincéis e acessórios úteis.

    ResponderExcluir