quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Encontro dos boards (18-19/02/2011)

Daê galera! Sr. Riciêri reportando-se ao front!

Minha primeira postagem neste blog (a qual eu realmente fiquei devendo por um bom tempo já), então, se algo sair muito errado, a desculpa está dada.

Enfim, como apresentação pessoal, sou um jogador de wargames a algum tempo já (inclusive um dos pioneiros do clube), sendo que de um tempo para cá acabei me apaixonando por Board Games. A explicação para tal fato é bem simples: preguiça e, por vezes, indesejável perfeccionismo (malditas mold lines das miniaturas) quando se tratando dos wargames com miniaturas. Como os boards geralmente apresentam seus componentes "já prontos" (não necessitam montagem, pintura e a compra de uma leva nova de minis a cada codex novo ¬¬) a coisa toda acaba ficando mais fácil. Com isso, acaba que meus posts acabarão bastante voltados aos Boards, outra paixão do clube, e principalmente minha, então.

Depois dessa lorota toda, vamos ao report almejado!



Aproveitando que alguns dos componentes do clube não são exatamente apaixonados pelo tão famoso evento brasileiro denominado carnaval, marcamos um dos nossos famosos encontros de fim de semana. Por outro lado, dessa vez levemente diferente: ao contrário dos famosos jogos de 40k (que estão me dando nos nervos no atual momento) optamos por um encontro para jogar alguns boards que há muito se encontravam esperando nas prateleiras do nosso antro de jogos na casa do Montagna.

Começamos com 3 jogos em 2 mesas paralelas, onde em uma delas foi realizado um jogo de um wargame descontinuado (o que é uma pena) de nome AT-43, enquanto noutra rolaram jogos do "Living Card Game" Lord of the Rings e do ótimo gateway game (jogo de tabuleiro perfeito para introduzir novos jogadores no hobby) Stone Age.

Galera se espancando no AT-43 (1)!

Galera se espancando no AT-43 (2)!

Galera se espancando no AT-43 (3)!

Galera se espancando no AT-43 (4)!
Como não pude acompanhar o jogo completo de AT-43 enquanto estava na outra mesa, realmente não consigo dar qualquer opinião mais concreta e bem-fundada em relação ao jogo, mas pelo que observei me pareceu um jogo bem interessante, simples na medida do possível (o que, na minha opinião, é uma vantagem) e com uma histórinha interessante por trás das minis. Além disso, todas as minis, na época em que ainda eram lançadas, eram pré-pintadas (o que se mostra de bom grado para caras como eu), mas em função disso custavam uma pequena fortuninha também (o que já estraga o "bom grado"!). Deixo para o Vitor maiores detalhes quanto ao jogo em um próximo post, já que é ele o viciadão!

Jogadores colocando os neandertais no serviço (Stone Age)!

Infelizmente não foram feitas imagens do jogo de LotR (dado o fato de que perdemos a partida de modo sangrento), mas já adianto que é um jogo cooperativo muito bom e extremamente difícil. Futuramente pretendo fazer um post reportando os detalhes quando ao mesmo. Já quanto ao Stone Age, jogaram eu (de camiseta branca), Thiago (malandro com corrente no pescoço) e Montagna (que não aparece na foto e que estava aprendendo o jogo) sendo que, como comentado, é um ótimo jogo visando a introdução de novos jogadores no hobby. Simples e prático de aprender, sendo que com as dicas certas pode ser facilmente ganho por jogadores novatos se jogado contra mais experientes.

Após tais embates, pulamos para uma partida de Small World, um jogo bastante interessante, devo acrescentar, e com regras também bastante simples. O jogo baseia-se, praticamente, em um bando de raças fantasiosas (elfos, orcs e afins) se quebrando pelo controle de um pedaço de terra pequeno demais para todo mundo (Small World, sacam?). Dessa vez Montagna (sentado) e Alex (de preto) aparecem na foto também.

Raças brigando por um lugar ao sol.

Seguindo-se a este jogo (ou antes dele até, vai saber...) tentamos uma partida de Gears of War, a qual não saiu como imaginava-se. Bom, na verdade não passou do deploy devido à falta de leitura das regras, mas fica para uma próxima! Passamos então para o Macao, jogo de queimar neurônios e o cérebro inteiro, inclusive, e, para fechar a noite, uma partida de 7 wonders com 7 pessoas, sendo que notamos uma extrema necessidade de SORTE quando jogado com tal número de participantes.

O outro dia foi iniciado por duas partidas de Gosu (jogo baseado em uma guerra entre vários clãs de goblins onde o objetivo, em suma, se mostra o de formar exércitos e espancar os outros jogadores), jogo que não foi muito apreciado pelos jogadores por motivos variados, seguida por outra partida totalmente falida de Sid Mayer's Civilization (novamente se restringindo ao deploy ¬¬), mas que rendeu uma foto bonita de um bando de caras tentando enganar-se a si mesmos!

Atores tentando enganar a si mesmos de que jogavam uma partida de Sid Mayer's Civilization.

Por fim, realizou-se uma partida de Steam, jogo muito bom onde cada jogador controla uma companhia ferroviária e tem de sair construindo ferrovias mapa à fora interconectando cidades visando a realização de contratos para transporte de bens. Relativamente simples o sistema de regras, mas a curva de aprendizagem do jogo exige, pelo menos, um jogo para se aprender as "manhas". Pôde-se observar tal fato na diferença considerável de pontos ao final do jogo entre os jogadores que já possuiam a experiência de uma partida em seu portfólio.

Ventilador à toda velocidade para enfrentar o calor infernal!

Componentes espalhados na mesa!

Após este último, hora de empacotar as coisas e voltar para casa! O jogo mais visado (Twilight Imperium 3) acabou ficando para outra hora por falta de um número considerável de jogadores e este post acabou ficando extremamente extenso devido à minha não-experiência nesse tipo de coisa! Com o tempo pego o jeito.

Report out!

2 comentários:

  1. Fala ai Rici!

    Muito boa sua estréia por aqui. Não achei o post extenso não, pelo contrário, foi uma leitura bem aprazivel.

    Uma pena que você não concentre esforços no que realmente conta: WARGAMING!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Opa
    Que nada Rici... Otimo post. Legal de ler. Faz outros!

    ResponderExcluir