sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pintura 101: Preparo e Montagem de uma miniatura.

Olá!

Hoje vamos ver o basico para o preparo e a montagem de uma miniatura. Esse artigo e mais focado em modelos de plástico, mas aqui voce vai achar quase tudo o que precisa saber pra montar qualquer modelo.



1- Estudar o sprue, escolha das peças e estudo das instruções.

Sim, antes de qualquer coisa é bom saber o que vai ser montado, as peças que serao removidas do sprue, o que é colado com o que, qual o lado que aquela peça faz parte, esse tipo de coisa. Não tem nada mais desagradavel que descobrir que a esteira que nao encaixou no lado direito, na verdade, era do lado esquerdo...

2- Remover as peças com um alicate pequeno.



Começamos com o trabalho manual. Em partes pequenas, eu recomendo cortar bem longe da peça, removendo uma parte do sprue junto. Depois remover a peça do resto do sprue com um bisturi ou um estilete.


3- Remover os excessos do sprue e remover as linhas de moldagem.



Outra parte muito importante, é remover as linhas de moldagem, caso nao forem removidas, no meio da pintura elas vao se destacar e ficar visíveis, tornando-se um detalhe bastante incomodo. Pra remover as linhas, use o bisturi. O bisturi é melhor pois temos um melhor controle da lamina, e ela sendo pequena fica mais facil pra remover a linha dos detalhes.


Muito cuidado pra nao remover os detalhes, isso aconteçe com frequencia. Acidentes podem aconteçer, mas não precisa surtar por causa disso. Também não precisa ficar horas removendo linhas de moldagem. Apesar de ficar bom na hora de pintar, ninguem vai reparar que os seus 80 tyranids estão sem as linhas de molde.

E cuidado pra não cortar os dedos, isso também aconteçe. Deixe um band aid em mãos pro caso de se machucar, cortes de bisturi costumam sangrar bastante. Caso for uma criança peça ajuda para um adulto responsável (nem todos são).


4- Ensaiar o encaixe das peças.



Tão importante como o estudo das intruções é estudar o encaixe das peças, assim é mais facil evitar espaços entre elas. Dessa forma também se evita a colagem delas em locais errados e evita muita dor de cabeça. Tente fazer isso em cima da bancada, é muito frustrante ficar procurando peças minusculas no chao da casa.

5- Colagem das peças.




Aqui é bastante simples: use super bonder. Mas não encharque a peça, use um pote, pingue uma gota em cima, e use um palito de dentes pra apicar a cola. Faça um pouco de pressão e mantenha as peças em posição por uns segundos. Caso elas sairem coladas em seu dedo voçê fez errado, a idéia é que elas fiquem coladas somente entre elas.

Na foto está sendo utilizado uma sonda exploradora, de dentistas. Facilita aplicar a cola em locais bem pequenos.

Caso aplique cola demais tente limpar com o dedo, só nao coçe o olho pra evitar que ocorra acidentes. Um pouco de superbonder no dedo não faz mal nenhum.

Uma dica importante, monte a sua peça observando como voçê vai pintar, as vezes é vantagem montar ela em 2 partes, ou não colar peças que dificultem a pintura, como escudos, braços, armas, ou as torres dos tanques que estamos montando.



Muito bem, agora sua peça está pronta para ir para o primer, que vai ser visto em um artigo futuro.


A parte de montar os modelos é apenas o inicio da diversão! Apesar delas ja estarem legais, garanto que elas prontas, pintadas e em formação é muito recompensador!


Até a proxima!

-Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário