quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pintura 101: Priming

 Boa Noite! Vitor aqui novamente falando sobre pintura basica. Hoje o tema é priming. Hoje também é quinta e consegui cumprir o prazo!!! Beleza, o Monty* não vai me encher o saco hoje.

* Leonardo Montagna é o dono do clube, moderador do forum Warhammer Brasil e o pioneiro em tecnicas de trollagem no Brasil



Priming é a pintura base da miniatura, utilizada pra que as outras tintas colem na miniatura. Também serve pra dar uma cor base no modelo, ja que as tintas acrilicas são transparentes.

Para uma pintura basica, eu recomendo utilizar a cor preta. O principal motivo disso é que facilita na definição dos detalhes e facilita executar um efeito chamado Hard Lining. Esse efeito é uma linha preta separando as cores e alguns detalhes.

O Priming pode ser feito de 3 formas:

Spray: É a maneira mais rapida de executar o priming, porém nao é a mais facil. 99% dos modelistas iniciantes afundam o dedo na lata de spray e transformam a miniatura num cone de tinta preta. O spray deve ser aplicado na distancia de mais ou menos 20 cm do alvo, em movimentos laterais da direita pra esquerda. O spray deve ser usado em locais arejados, pois a tinta contém chumbo.

O spray também deve ser usada em dias com o clima seco. Outra problema é que a tinta pode secar no proprio ar, durante a aplicação, deixando "carepas" na cobertura. A tinta spray sempre vai tirar um pouco dos detalhes do modelo. A camada que fica é espessa.

Porém, a tinta spray se adere muito bem em qualquer material, dando uma base excelente para a aplicação das outras tintas.

Recomendo qualquer tinta acrilica preto fosco, eu ja utilizei tinta acrilica renner automotiva e colorgin de uso geral, com bastante sucesso.

Use a tinta spray pra dar primer em uma grande quantidade de miniaturas, nem pense em utilizar spray pra primar menos de 5 modelos. 


Spray mata bicheiras? Deve funcionar muito bem contra eldar, tau e dark angels...

Pincel: Utilize o pincel quando for fazer uma miniatura, ou quando for uma com muitos detalhes. É trabalhoso, deve ser feito duas demãos pra ficar bacana, e mesmassim pode ser que não cubra todos os detalhes.

A tinta acrilica não cola tão bem na miniatura, então depois que for aplicado o primer, não se deve tocar no modelo até terminar tudo!

A vantagem é que a camada de primer fica super fina, os detalhes continuam lá e além disso durante a aplicação do primer ja é feito um estudo do modelo.

Primer de pincel pode causar um pouco de controvérsia, mas pode ser usado.

Como se faz: pegue a tinta preta, dilua em um pouco de água, e aplique no modelo. Simples assim.


Eu quero um aerógrafo!!!!!!!!!


Aerógrafo: É como o primer deve ser feito, fica a camada fina do primer com pincél e tem a velocidade do spray. Porém é caro e tem que saber usar.

Pinta pinta pinta... Desentope desentope desentope...


Então é isso aí por hoje! Estou me colocando a disposição para perguntar, criticar ou sugerir o que der na telha! E só entrar em contato pelo email: vskenner arroba yahoo ponto com ponto br

Até a proxima!

 

2 comentários:

  1. Essa tinta preta que você usa no prime de pincel é a mesma tinta acrilica que você pra pintar a miniatura depois do prime?

    ResponderExcluir
  2. sim, é a mesma. eu gosto de usar a chaos black da GW pois ela fica mais fosca, mas qualquer outra marca serve muito bem.

    ResponderExcluir